8 found
Order:
Disambiguations
João Luís Lisboa [7]João Luís Bernardo Lisboa [1]João Luís Cabral Lisboa [1]
  1.  4
    A Real Biblioteca Pública da Corte e o Estado Moderno.João Luís Cabral Lisboa - 2017 - Cultura:91-101.
    Entre Dezembro de 1755 e Fevereiro de 1796, a aspiração de erguer em Lisboa uma biblioteca pública tem várias expressões, e o Alvará de Fevereiro de 1796 que cria a Real Biblioteca Pública da Corte representa, em certa medida, o culminar desse processo. António Ribeiro dos Santos, como responsável pela biblioteca, mostra como se entendia o que devia ser uma Biblioteca da Corte, os seus objectivos, os seus princípios de organização, o cuidado colocado na sua actualização, confirmando a centralidade política (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. As formas da História das Ideias.João Luís Bernardo Lisboa - 2017 - Cultura:11-13.
    Falar de formas da História das Ideias significa assumir que não nos referimos a uma área monolítica. É verdade que a designação foi, tendencialmente, associada a uma só experiência específica e que serviu de identificação a escolas e correntes, em diferentes contextos: na relação entre a História da Literatura e a História da Filosofia, em França; na História Conceptual, na Alemanha; na História das Ideias Políticas, na Grã-Bretanha; na História de ideias singulares, próxima dos Estudos Filo...
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    A história das ideias políticas em contexto (em homenagem a Zília Osório de Castro).João Luís Lisboa - 2006 - Cultura:11-16.
    A história das ideias das últimas décadas tem sido, antes do mais, mar­cada pela história das ideias políticas, quer pela quantidade de estudos pro­duzidos e editados, quer pela forma como têm condicionado a reflexão e a imagem do que é trabalhar neste campo. Fizeram-se, é certo, trabalhos importantes sobre ideias científicas, esté­ticas ou filosóficas, domínios de fronteira, que estão vivos também pelas tensões do seu fazer e da sua identificação. O que se faz em História da Ciência, Históri...
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Leitores, tipógrafos e filólogos.João Luís Lisboa - 2011 - Cultura:9-11.
    Filologia será uma palavra forte. Em todo o caso, como se procura demonstrar e como a tradição nos impõe, é apropriada para caracterizar uma das dimensões dos estudos sobre o livro. O conceito remete o leitor para estudos textuais, onde a língua é com frequência elemento central. Será também vista como disciplina que procura a “autenticidade” dos textos. Mas há outro mundo a considerar. Para os estudos sobre os livros, as leituras, a história da cultura escrita, o olhar do filólogo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  10
    Popular knowledge in the 18th century almanacs.Joao Luis Lisboa - 1989 - History of European Ideas 11 (1-6):509-513.
  6.  5
    One, two, how many editions? The arguments about the counterfeiting of Os Lusíadas, in the 16th century.João Luís Lisboa - 2014 - Cultura:97-108.
    O presente artigo confronta os argumentos do antigo debate em torno das diferenças entre os exemplares de Os Lusíadas identificados como tendo sido impressos por António Gonçalves em 1572. Apresenta o que levava a pensar que se tratava de correcções numa mesma edição a par do que fundamenta a tese de que muitos dos exemplares conhecidos foram efectivamente impressos mais de uma década depois, por Andres Lobato.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  2
    Ver e ler.João Luís Lisboa - 2005 - Cultura:7-12.
    Imagens e textos cruzam-se e encontram-se (ou desencontram-se) de muitas formas. Tenhamos presente as grandes narrativas que se partilham oralmente e que têm referentes visuais nos templos, nos palácios e nas ruas, tanto em suportes efémeros, em festas e procissões, como permanentes. Tam­bém nos livros, lugar de letras por definição, vê-se para além do que se lê. Ou lê-se para além das letras. Lê-se na composição, na disposição das páginas, na textura do papel ou das peles, no aparato ou na (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  19
    Manual de Edição das Gazetas Manuscritas da Biblioteca Pública de ÉvoraEdition handbook of «Gazetas Manuscritas».Tiago C. P. Dos Reis Miranda, Fernanda Olival & João Luís Lisboa - 2005 - Cultura.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark